Buscar
  • marianamarialencar3

Período de Piracema e Defeso

Piracema


Para os amantes da pescaria é muito importante conhecer o período de piracema, para evitar cometer um crime ambiental sem saber o porquê.


Vinda do tupi, a palavra piracema significa “saída de peixes”.É o período de reprodução das espécies, onde é proibida a realização da pesca.


A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo, sendo uma importante estratégia reprodutiva. O processo recebe esse nome pois anualmente algumas espécies de peixes nadam rio acima em busca de locais adequados para reprodução e alimentação. Ela garante que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie.



Defeso


Embora estejam interligados, Piracema e Defeso são coisas diferentes. Defeso é a legislação aplicada para proteger as espécies durante a piracema, que como já foi explicado é a época em que os peixes sobem à superfície.


Na maior parte do Brasil (incluindo no DF), o defeso começa no dia 01 de novembro e se estende até 28 de fevereiro. O período de defeso contribui para a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros.


Durante a piracema, a pesca fica restringida em algumas situações “Fica proibida a captura, o transporte e o armazenamento de todas as espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia; tanto para o pescador profissional quanto o amador.”


O que é permitido durante a piracema?


A legislação prevê a pesca em rios na modalidade desembarcada e reservatórios na modalidade embarcada e desembarcada, de espécies não nativas e híbridos, com linha de mão ou vara, caniço simples, com molinete ou carretilha, com uso de iscas naturais e artificiais e o transporte de pescado ou material de pesca por via fluvial somente em locais cuja pesca embarcada seja permitida.


Fica liberado somente a captura de peixes que não são da bacia. O pescador amador pode capturar de 3 a 10 kg de pescado “introduzidos/exóticos” mais um exemplar, dependendo da bacia. Já o pescador profissional não há um limite, desde que não seja capturado nenhum peixe nativo.


Gostou do post? Acompanhe o nosso blog ;D

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo