top of page
Buscar
  • marianamarialencar3

Tipos de nós de marinheiros

Nós de marinheiros


Os nós de marinheiros têm diversas funções, como prender o cabo a um objeto e unir dois cabos iguais ou diferentes. É importante que um marinheiro conheça os principais tipos, para qualquer situação de emergência.


Nó direito


O nó direito é um nó utilizado para unir cabos não escorregadios e de diâmetros iguais. Pode apertá-lo, tornando assim difícil o desate. É útil para casos como quando uma corda não for suficientemente longa ou se uma corda arrebentar você pode usá-lo para remendar a mesma.



Nó de 8


O Nó de oito tem esse nome por conta desse formato, semelhante ao número 8. Ele é um nó de travamento, serve para limitar o curso de uma corda. Se a corda passar por um obstáculo, o nó impedirá que a corda continue correndo.



Nó de defensa


O nó de defensa serve para amarrar as defensas do barco. As defensas são as “bóias” que protegem o costado da embarcação de contato quando você vai atracar em um píer. Também é chamado de volta do fiel.



Nó Lais de Guia


É provavelmente o nó 1000 utilidades. Ele é muito conhecido, e serve para diversas situações de emergência. Pode ser um pouco complicado, mas vale a pena aprender.


Gostou do post? Acompanhe nosso blog ;D


957 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page